10 de mai. de 2016

Depois da Abcgil, agora é a vez da Assogir discutir sucessão

João Guilherme Maldini Pitangui, criador de gir em
Curvelo (MG), nome lembrado para presidir a Assogir
Fotos: Rosimar Silva

A Assogir é a associação dos criadores de Gir dupla aptidão


A Abcgil – Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro, com sede em Uberaba, elegeu recentemente para presidente o criador Joaquim José da Costa Noronha, o Kinkão, sucedendo José Afonso Bicalho. Agora é a vez da Assogir – Associação Brasileira dos Criadores de Gir, também com sede em Uberaba, cujo presidente é José Sab Neto, também discutir e promover a renovação da atual diretoria.

Para quem não vive o dia-a-dia do Gir brasileiro, ao ler isso poderá indagar: mas tem dois gir no Brasil? Segundo a Abcz, que regulamenta a seleção de zebu no Brasil, não. Pois tem apenas um regulamento, mas na prática existe sim. O Gir Leiteiro e o Gir dupla Aptidão. Por isso os criadores mantêm duas associações.

José Sab Neto, atual presidente da Assogir
A Assogir, que não tem nenhum programa de melhoramento da raça, nem pra leite, nem pra carne, tem como presidente há dois mandatos José Sab Neto. Os poucos criadores desse segmento já iniciaram, modestamente, a discussão sobre a sucessão na entidade.

Ao contrário da Abcgil, não deverá haver disputada. Poucos criadores estão dispostos a assumirem o posto de presidente da Assogir. Entre os nomes que estão na pauta atualmente figuram João Guilherme Maldini Pitangui, da cidade de Curvelo (MG), um dos herdeiros do lendário Evaristo de Paula. João Guilherme foi peça fundamental na criação do NCG CNM – Núcleo de Criadores de Gir do Centro Norte de Minas, com sede em Curvelo, cujo presidente é Marco Paulo Quirino. Ele também é promotor do leilão Maravilhas do Cerrado, no próximo dia 13 de maio, sexta-feira.

Paulo Barufi, de Bady Bassit (SP)
Outro nome lembrado é de Paulo Barufi, da cidade de Bady Bassit (SP). Paulo Barufi é um aliado antigo do atual presidente José Sab Neto. Esses nomes são lembradas pelos criadores ligados à Assogir.

Nenhum desses criadores lembrados se manifestaram até agora, mas a conversa sobre a sucessão está acontecendo pelo Brasil. Uma coisa é certa, os criadores de Gir Dupla Aptidão concordam que a Assogir precisa se renovar, estimular a raça, organizar os criadores e abrir novas espaços para a linhagem.

Nenhum comentário: