2 de mai. de 2016

Confirmado: não haverá gir leiteiro na Expogoiás

Bruno Anderson, da Agcgil

Depois de seis exposições ranqueadas, a Expogoiás de 2016 não mostrará os exemplares da raça em Goiânia.


A confirmação de que não haverá exposição de gir leiteiro na Expogoiás, em Goiânia, e do diretor da Agcgil – Associação Goiana dos Criadores de Gir Leiteiro -, Bruno Anderson, da Fazenda Tamburil.

Segundo ele, os possíveis expositores de Goiânia preferiram ir para a exposição de Franca (SP), cuja data será a mesma de Goiás e alega também que o valor da argola em Goiânia “é alta demais”.


Lamentável que Goiânia tenha perdido totalmente a atração e os criadores preferem andar 600 km para participar da feira paulista e deixa a capital do Estado de Goiás sem exposição de gir leiteiro. Isso é uma demonstração a falta de união e organização dos criadores de Goiás, principalmente seu dirigentes, em conseguir negociar com a SGPA – Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (promotora da Expogoiás) para garantir a presença da raça no parque de Exposição da capital.

Goiás já fez memoráveis exposições ao longo da sua história. Inclusive a primeira exposição ranqueada do Gir Leiteiro contou com a presença de vários criadores locais e vários criadores de outros estados.

Isso tudo reflete a falta de entidades fortes e atuantes. O estado viu o desmonte de organizações históricas, como a Girgoiás e depois viu morrer uma outra entidade que havia acabo de nascer, que foi a Agcgil. O Gir Leiteiro em Goiás clama por lideranças que sejam capazes de tirar a raça dessa situação de total abandono institucional.

Nenhum comentário: